A União Estrela Guia
Nossa característica foi forjada ante as experiências que fomos adquirindo com a prática da doutrina . Ora, entendemos que a doutrina são os ensinamentos contidos nos hinos, que devem ser estudados e praticados em todas as esferas de nossa vida: na matéria, como no trabalho, estudo, vida familiar e, de fato começar a prática da doutrina, aplicando-a em nossa vida material, para depois podermos concretizar um estudo mais profundo a nível espiritual e nunca o inverso. Portanto é necessário que a pessoa observe, segundo nosso entendimento, uma postura adequada perante a vida, inicie uma reforma íntima que compreende: mudar hábitos, modo de pensar, atitudes na vida material para que depois possa adentrar nos mistérios e estudos espirituais preparada, evitando problemas maiores. É isso que cobramos de nossos fardados.
Porém muitas vezes a pessoa necessita de entendimento da necessidade de se mudar em muitos aspectos , bem como forças para realizar essas reformas íntimas, que é o que chamamos de cura.
O Santo Daime, que é um grande professor, mostrará realidades, fará sentir os atos praticados, limpará a matéria, firmará o espírito, e isso, muitas vezes, é muito doloroso.
Prestamos, assim, atenção em 1º lugar aos ensinos contidos nos hinos e sua prática dentro de uma disciplina rígida, para depois prestarmos atenção na parte musical, bailado etc... De que adianta o individuo saber tocar muito bem todos os hinos, bailar eximiamente, e não aplicar os ensinamentos ali contidos? Até hoje, a todos os novos fardados, inicialmente damos ênfase à pratica dos conhecimentos que o Mestre deixou.
Essas características é um exemplo, entre tantos, que traduz nosso modo de ser. Outra característica que fazemos questão é que todos os fardados se unam de verdade dentro do objetivo da Igreja, e esses objetivos se estendem inclusive nos diversos setores do plano material.